Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acalmando o Baby


Hoje vou falar de um assunto que todas as mães passam... O choro do baby lindo! Tem bebê que chora mais outros menos, mas vamos combinar que todos choram e às vezes não querem mais parar!
Depois que o bebê já comeu, brincou e está limpinho, muitos pais não percebem que ele está ficando com sono e continuam estimulando o baby, daí depois de um tempinho que ele já está bem cansado, começa o chororo! Aquele choro alto que dói os ouvidos e te deixa morrendo de vergonha dos vizinhos. Quem já não passou por isso?
Bom, a pergunta é, como acalmar o baby? Bem, tem uma técnica que eu usei com meu primeiro filho, uso com o segundo e funciona que é uma beleza! 

Primeiro; Eu enrolo ele com uma mantinha (no começo eles lutam um pouco, parecem mais irritados, mas ajuda a acalmar, prometo!)
Segundo; Eu seguro ele em pé no meu colo, barriga com barriga e a orelha dele perto da minha boca.
Terceiro; Eu faço um som de SHHHHHHHHHH SHHHHHHHHHHH perto da orelha dele, se ele está chorando muito eu começo alto e depois conforme ele vai se acalmando eu vou baixando o som. 

Durante esse processo eu seguro ele bem firme perto de mim, aos poucos ele vai se acalmando e fica quietinho, e logo já começa a dar longas piscadas. É aí que eu coloco ele no berço ou no carrinho.
Funciona toda vez, às vezes quando ele está muito agitado tem que ter um pouco de paciência, mas acalma mesmo viu! 
Isso funciona porque esse som de SHHHHHHHHHHHH é muito parecido com o som de dentro do útero, e ele enrolado na manta lembra o ‘aperto´ da barriga da mãe.
 Pode tentar que vai funcionar ;) 





Tem um vídeo que eu uso (especialmente na madruga quando eu não to muito a fim de ficar fazendo SHHHHHH hahahhah) que funciona muito bem!Segue o link:

Experimentem e comentem aqui se deu certo! Quero saber!;)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Amamentando


Eu acho que em quase todas as mulheres grávidas surge preocupação com a amamentação né? E quando vamos procurar na internet é tanta informação diferente que da até um nó na cabeça.  É tanta dúvida do tipo: Quanto tempo deve amamentar? Quando introduzir outros alimentos? Só leite materno? Quando complementar? E nesses pontos cada pediatra pensa uma coisa também!
Em meio a essa procura por informações sempre esbarramos com ‘Amamentar no peito exclusivamente até os 6 meses!´  E as mães que sentem não ter leite o suficiente depois da chegada do bebê ficam mais preocupadas ainda. Acaba sendo muito frustrante como mãe não amamentar exclusivamente no peito, é claro que algumas tiram de letra, mas outras chegam até a se sentir culpadas por isso, péssimas mesmo. E pra piorar sempre tem aquela ‘amiga’ ou parente que diz: “Nossa! Eu tive tanto leite que até jorrava!” ou o pior comentário de todos, quando alguém vê você dando mamadeira pro bebê:  “Nossa, dando mamadeira? Você não tem leite o suficiente?”  Da vontade de dar uma voadora na cara não da?! 
Depois que o tão esperado baby chega já temos tanta coisa acontecendo, um turbilhão de emoções a todo instante, o stress e preocupação com a amamentação só faz piorar a produção do leite. E quando tem que complementar vem aquele sentimento de frustração, como se estivéssemos ‘falhando’ de certa forma.

Eu estou no filho numero 2! Com o primeiro eu sofri na amamentação viu! A primeira semana em casa ele não pegava direito, doía muito, sangrava, e no meio disso tudo estava eu literalmente chorando toda vez que ele queria mamar!  Ao final da primeira semana eu já estava tão machucada que a pediatra falou pra parar de amamentar durante uma semana, pra cicatrizar os ferimentos. Quando eu vi meu marido dando a mamadeira pela primeira vez pro Matheus.... Ai sim queridas.. Eu descobri o que era ter ciúmes de verdade! Eu queria arrancar aquela mamadeira do meu baby e jogar looonnnnnnnnge!!!!
Mas o que fazer? Ele com fome e eu toda machucada e sem condições. E de novo vem aquele povo ‘bem’ intencionado que diz “Olha, você vai dar mamadeira durante uma semana, depois ele não pega mais o peito hein” ou então “Ah querida que pena! Seu leite vai secar todinho” Daí surgem os instintos mais primitivos e aquela vontade louca de esganar aquela pessoa com meu sutiã de amamentação! 
Mas para minha alegria, depois de uma semana eu estava pronta pra outra! Mas dessa vez mais equipada! Comprei um bico de silicone que ajuda o baby a pegar e evita as rachaduras! Voila! Baby mamando e mamãe feliz! 

Já com o baby numero 2 foi diferente, eu não queria de jeito nenhum aquela experiência horrível de novo, então o que eu fiz? Já levei o bendito bico de silicone pro hospital! Dessa vez ia ser diferente! Eu estava preparada!
E sim tudo deu certo... mas...  o Daniel nasceu grande e sua fome não acabava nuuunca! Eu ficava literalmente horas dando mama pra ele. Minha vida estava toda voltada a simplesmente dar mama! Me sentia um Peito gigante! Era tanta confusão que eu já estava me perguntando  “onde eu sou? Quem eu vou?”  e “eu almocei hoje? Não não foi anteontem!”  “E banho... será que eu tomei banho? Ahhh mas o desodorante fala que é proteção 48 horas!” 
Quando chegamos ao pediatra pra consulta do primeiro mês o resultado: Dani estava 200gramas abaixo do peso. O pediatra falou que se eu continuasse amamentando naquele ritmo eu não ia fazer mais nada da vida (ahhh não me diga!) e que seria melhor eu (ai vem ela, a tão odiada palavra) complementar depois das mamadas. Fiquei chateada? Sim! Desestimulada? JAMAIS!!! 
Comprei o leite, fiz a ‘maledeta´ mamadeira e ele dormiu como um anjinho, eu aproveitei e... aposto que pensou que eu ia dormir também né? Negativo! Eu tinha trabalho a fazer! Fui procurar na internet algumas dicas pra ajudar na produção do leite. Achei algumas coisas bacanas, e coloquei em pratica. Comecei a (tentar) descansar a tarde quando ele dormia, fiz compressa morna nos seios e tomei 3 litros de água por dia. Adiantou? SIM! Parei de complementar totalmente? Não! Mas ele, que precisava complementar depois de toda mamada, hoje com 1 mês e 28 dias pesando 5 kg 700, só toma no máximo 3 mamadeiras pequenas por DIA! Pra mim é uma vitória! Ver ele bem, e eu mais desencanada, relaxada conseguindo produzir mais leite :)
 
Ahhh eu acho que o segredo é relaxar, e ver que sim o leite materno é o melhor para o bebê sem duvidas, mas não podemos deixar nossos picorruchos com fome certo? Então o negócio é complementar sim se tiver necessidade e ver seu pequeno crescendo forte e feliz. Afinal, mamãe feliz é bebê feliz.. ou seria ao contrario? RS! Bom depois de tomada a decisão de complementar (mesmo lidando bem com a ideia essa palavra ainda não me agrada muito) agora só falta a “super fácil” decisão de qual é o melhor leite a dar... mas essa é ouuuutra história! rs!